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PARE DE ESCREVER EM CAIXA-ALTA

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PARE DE ESCREVER EM CAIXA-ALTA

On outubro 27, 2022, Posted by , In Dia a dia da marca,Identidade, By , With No Comments

Certa vez atendi um cliente que precisava fazer sinalização interna para fábrica com mensagens de segurança. No projeto, ele fez apenas uma exigência: escrever o texto todo em caixa-alta. Expliquei que a leitura de textos em caixa-baixa é mais rápida, e por isso mais apropriado, mas ele foi irredutível: “Tudo maiúsculo fica melhor, né?!”.

A escolha deste cliente pela caixa-alta foi baseada, além da preferência pessoal, na ilusão de destaque. Assim como ele, muitas pessoas acham que escrever uma mensagem toda em caixa-alta vai deixá-la mais destacada, contudo, não é bem assim que acontece. Primeiro porque quando você destaca tudo, nada fica em destaque. Segundo porque a leitura de um texto todo em caixa-alta é mais demorada, o que é não é positivo para uma mensagem, muito menos de alerta.

A letra maiúscula precisa ser usada com moderação e inteligência, e não somente por hábito, por isso é importante que você entenda o que está por trás da caixa-alta.

HISTÓRIA DA CAIXA-ALTA

O português, assim como muitos outros idiomas, utiliza o alfabeto latino, que possui duas versões, uma em caixa-alta e outra em caixa-baixa. A caixa-baixa, no entanto, não existia até a Idade Média, o que pode ser observado nos escritos em alfabeto romano antigo, que usavam apenas letras maiúsculas.

A evolução em direção à caixa-baixa começou com o arredondamento das letras maiúsculas do alfabeto romano. Posteriormente a letra minúscula foi estabelecida em uma reforma educacional promovida pelo Imperador Carlos Magno.

A caixa-baixa proporcionou aos copistas da época medieval mais rapidez para produzir os manuscritos e facilitou a leitura pela classe alfabetizada.

HIERARQUIA DA CAIXA-ALTA

A diferenciação entre maiúscula e minúscula permitiu discriminar e criar sistemas hierárquicos. Isso pode ser visto claramente no modo como algumas palavras são escritas com inicial maiúscula, como Dr. e Ph.D.

“As relações de poder entre ideias, posições de poder e relações humanas podem ser julgadas valendo-se da caixa-alta.”

Ruben Pater, livro “Políticas do Design”

A caixa-alta promove também uma hierarquia de informação. Assim como uma palavra em tamanho maior que o restante do texto demonstra maior relevância, uma palavra em caixa-alta, em contraste com outras em caixa-baixa, apresenta-se como mais importante. A hierarquia de informação é construída intencionalmente pelo designer.

LEITURABILIDADE

Uma mensagem que não é clara de ler, perde sua função. Existem dois termos que dizem respeito à clareza na leitura: legibilidade e leiturabilidade.

  • Legibilidade é a facilidade com que cada letra é percebida e distinguida da outra.
  • Leiturabilidade é a facilidade do olho identificar as palavras enquanto se move pela linha.

UM TEXTO TODO ESCRITO EM LETRA MAIÚSCULA É LEGÍVEL POIS TODAS AS LETRAS SÃO IDENTIFICÁVEIS, MAS SUA LEITURABILIDADE FICA COMPROMETIDA. DURANTE A LEITURA, NÓS LEMOS SEM LER, NOSSO CÉREBRO IDENTIFICA AS PALAVRAS SEM QUE TENHAMOS A NECESSIDADE DE LER TODAS AS LETRAS, O QUE É FACILITADO PELA CAIXA-BAIXA. NOS TEXTOS EM CAIXA-ALTA ESSA IDENTIFICAÇÃO É MAIS LENTA POIS NOSSO CÉREBRO PRECISA LER LETRA POR LETRA, O QUE TORNA A LEITURA MAIS DEMORADA E CANSATIVA. ALÉM DISSO, PERCEBEMOS COM MAIOR DIFICULDADE ONDE TERMINA UMA FRASE E COMEÇA A OUTRA, O QUE DÁ A IMPRESSÃO DE UM TEXTO MAIS PESADO E ENFADONHO.

Um texto todo escrito em letra maiúscula é legível pois todas as letras são identificáveis, mas sua leiturabilidade fica comprometida. Durante a leitura, nós lemos sem ler, nosso cérebro identifica as palavras sem que tenhamos a necessidade de ler todas as letras, o que é facilitado pela caixa-baixa. Nos textos em caixa-alta essa identificação é mais lenta pois nosso cérebro precisa ler letra por letra, o que torna a leitura mais demorada e cansativa. Além disso, percebemos com maior dificuldade onde termina uma frase e começa a outra, o que dá a impressão de um texto mais pesado e enfadonho.

INADEQUAÇÃO DO TOM DE VOZ

No contexto social, escrever tudo em letras maiúsculas é gritar, falar alto.

Li certa vez um manual de marca, que dizia: “Escrever em caixa-alta é gritar. Nós não gritamos.”

Algumas marcas se preocupam com o que é escrito, mas não em como é escrito. Pode parecer algo irrelevante, mas o tipo de letra também é uma forma de expressar os valores e postura da marca e a caixa-alta usada inescrupulosamente pode gerar uma impressão de falta de educação.

CAIXA-ALTA E CAIXA-BAIXA NA CRIAÇÃO DE MARCAS

A escolha tipográfica do logotipo influencia a percepção da marca. Da mesma forma que um logo com fonte manuscrita parece mais pessoal e um logo com fonte serifada mais formal, o nome da marca em caixa-alta ou caixa-baixa oferece percepções diferentes.

O logo em caixa-baixa (inclusive a inicial), mostra proximidade com o público. A letra minúscula é acessível e despretensiosa.

Já o nome da marca todo em caixa-alta demonstra hierarquia. A letra maiúscula demonstra poder, status, autoridade e formalidade.

Nomes em caixa-alta tem um visual simétrico, pois todas as letras têm a mesma altura, enquanto nomes em caixa-baixa possui variações na altura das letras. Essa simetria é um dos motivos de escolha da letra maiúscula, ela é linear.

QUANDO USAR E NÃO USAR A CAIXA-ALTA

Em logotipos, o uso da letra maiúscula ou minúscula depende do conceito da marca, sendo ambas são apropriadas.

Em textos, quanto maior for, menos é recomendado escrevê-lo todo em caixa-alta, pois dificulta a leitura. Em palavras soltas ou frases pequenas – bem pequenas – pode-se usar a caixa-alta se houver intenção de criar destaque.

Escrever em maiúsculo a primeira letra de cada palavra (Quando Usar e Não Usar a Caixa-Alta), também atrapalha a leitura, pois a cada letra maiúscula o fluxo do olho é interrompido. Não vejo nenhuma razão para escrever desta forma.

A melhor maneira de escrever um texto, é seguindo as regras ortográficas para uso de letras maiúsculas, pois é a maneira como nosso olho vai fluir mais facilmente de uma palavra para outra.

Toda comunicação de marca exige coerência com o posicionamento, cuidado para que a mensagem seja compreendida fácil e corretamente e boas maneiras.

É preciso romper o hábito de usar a caixa-alta, educando seu olhar, e deixando-a apenas para situações especiais. A caixa-alta assim como a exclamação (!!!) devem ser usadas com moderação.

Amanda Brasil | Designer gráfica especializada em branding, criadora da Inova G e do site componentec.com.br

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