Inova G

BRANDING

Não é logotipo,
não é marketing.

Antes de explicar o que é branding, primeiro é preciso entender o que ele não é. Há um engano comum que leva as pessoas a considerar que ele se resume simplesmente ao logotipo, personalidade da marca e marketing. Mas branding é muito mais profundo do que isso.

Branding é a construção intencional da imagem da marca na mente das pessoas, ou seja, como queremos que ela seja percebida. Essa construção começa com questões existenciais de marca, como “quem ela é” e “qual seu propósito no mundo”.

Atenção
Semente

É o princípio e o meio.

Para a marca nascer, se desenvolver e crescer saudável, é preciso saber o que semear. As estratégias de branding são a semente que contém a essência do que a marca pretende ser. Ao invés de usar uma semente aleatória, é preciso uma escolha consciente e cuidadosa dessa semente.

Depois de semeada, a marca precisa dos cuidados certos para crescer, o que quer dizer ela precisa viver sua essência: tanto em comportamento, quando comunicação e pessoas.

É a direção a seguir.

É muito fácil uma marca perder sua essência ao longo da vida: a tentação de seguir uma tendência, novas visões, novos focos de negócio, a dificuldade de se transmitir essa essência à equipe, ou simplesmente a correria do dia a dia, o fato é que quando isso acontece, a marca se confunde sobre quem ela é.

O branding funciona como uma bússola que mantém as ações da marca coerentes com seu propósito. Isso não quer dizer, que o propósito não possa mudar, ele pode, desde que seja uma construção intencional e não fruto da aleatoriedade cotidiana.

Bussóla

branding para todo tipo de marca

Nova

O momento ideal para desenvolver as estratégias de branding: o começo. Um cenário de inúmeras possibilidades e oportunidades que darão sentido e vida à marca.

Que quer se reposicionar

Para empresas que detectaram a necessidade de mudar a percepção do público sobre a sua marca e precisam de um recomeço.

Existente


Marcas já consolidadas, que necessitam de ajuda para organizar seu propósito e visão em estratégias de branding que fortaleçam sua imagem.

Produto

Lançamento ou reposicionamento estratégico de produto, visando diferenciar-se e influenciar na escolha do público.

Esta visão faz sentido para você?

Se sim, leve estes questionamentos para dentro da sua empresa: a marca tem um propósito bem definido? Está claro para a equipe? Está claro para os clientes? A marca vive seu propósito? A imagem construída na mente do cliente condiz com a imagem pretendida?

Estou a disposição se quiser bater um papo sobre o branding de sua marca. Quem sabe não trabalhamos juntos para fazer dela uma marca única? 🙂