Inova G

BRANDING PARA SUA MARCA

"O melhor eu da marca é formado pelos pequenos pedaços de magia que compreendem a essência da marca."

Colin Mitchell & John Shaw | What’s The big ideaL?

Marcas grandes e pequenas podem se beneficiar da implementação sistematizada de um plano de branding, que inclui: essência, estratégias, identidade e dia a dia da marca. Visto que cada marca possui uma necessidade específica, ao invés de um plano rígido, podem ser trabalhados apenas os tópicos de interesse.

O trabalho de criação e formatação do branding da marca pode ser produzido exclusivamente pela Inova G, ou realizado em colaboração com equipe interna ou outra empresa (profissional) contratada.

Leia abaixo o que significada cada um dos 4 tópicos do plano de branding para identificar qual ou quais deles sua marca precisa desenvolver:

Essência

Momento de colocar a marca no divã para que ela revele suas questões existenciais. Estas questões são transformadas nas mensagens que queremos transmitir tanto para as pessoas de dentro, quanto de fora da empresa e servem de base para tudo que a marca é, refletindo-se nas estratégias de branding e marketing.

As mensagens de marca são traduzidas na proposta de valor, manifesto, diferenciais, cultura organizacional, princípios e todas as outras declarações que fizerem sentido para a marca. O objetivo é oferecer uma visão clara e objetiva da essência da marca, para que toda mensagem que ela venha a transmitir tenha significado.

A essência da marca tanto pode ser uma concepção do zero, quanto a formatação dos aspectos fundamentais já existentes na empresa, de forma a poder ser difundida com clareza.

Estratégias

Ao invés de seguir tendências e repetir as mesmas técnicas já utilizadas por outras marcas, o objetivo da estratégia de branding é trilhar um caminho próprio para a marca, que mostre seus pontos fortes e transmita sua visão.

As estratégias de branding incluem o posicionamento, personalidade arquetípica, voz da marca, slogan, storytelling, jornada do cliente, human experience, causa social e todas as outras estratégias que ajudam a formar sua reputação, diferenciar-se da concorrência e moldar a percepção de valor por parte do público.

Pode ser desenvolvida para marcas novas, como estratégia inicial, ou para marcas estabelecidas, que precisam de reposicionamento. Tem como pré-requisito a essência da marca.

Identidade

A identidade da marca refere-se ao logotipo, identidade visual e guia de estilo da marca, desenvolvidos com base na essência e estratégias de branding. É a materialização da imagem da marca e a responsável por carregar toda sua carga de significado.

O objetivo da identidade da marca é provocar uma resposta emocional do público em cada ponto de contato, mostrando que é, em seu conjunto mais amplo, mais do que apenas um nome ou o desenho de um logo.

Quando rigorosamente utilizada em todo o ambiente da marca (interno e externo), garante retenção na mente das pessoas, identificação e familiaridade, que são um passo importante para conseguir que seja a escolha número um.

Dia a dia
da marca

O branding no dia a dia serve de apoio e orientação aos esforços de marketing, para que a marca deixe de perseguir tendências genéricas seguidas por milhares de outras empresas, para abordagens coerentes com o propósito e ideologia da marca, afirmando um ponto de vista que se destaque no ambiente de mídia sobrecarregado.

Esta fase inclui monitorar a relevância dos temas da marca, percebendo a recepção do público às suas mensagens, com o objetivo de analisar e melhorar continuamente o conteúdo e posicionamento.

Visto que uma imagem forte é resultado de uma construção contínua, é preciso manter vivo e ativos os princípios do branding, evitando que a marca se perca no processo. Não é o branding que torna uma marca bem-sucedida, é o que você faz com o branding.

lapide a sua marca

Se você se identificou com a descrição acima e sente a necessidade de desenvolver o branding da sua marca, entre em contato para conversarmos.

Em um primeiro momento vou querer saber tudo sobre sua marca, então lhe apresentarei uma proposta personalizada. Se fizer sentido para você, podemos concretizar essa parceria e desenvolver um trabalho que vai ajudar sua marca a se tornar tudo que ela pode ser.