Inova G

ARTIGOS

PARE DE ESCREVER EM CAIXA-ALTA

On outubro 27, 2022, Posted by , In Dia a dia da marca,Identidade, By , With No Comments

Certa vez atendi um cliente que precisava fazer sinalização interna para fábrica com mensagens de segurança. No projeto, ele fez apenas uma exigência: escrever o texto todo em caixa-alta. Expliquei que a leitura de textos em caixa-baixa é mais rápida, e por isso mais apropriado, mas ele foi irredutível: “Tudo…

O conceito original de Arquétipo

On outubro 21, 2022, Posted by , In Estratégias, By , With No Comments

Arquétipo é uma estratégia para humanizar marcas, baseado nos 12 arquétipos apresentados no livro “O herói e o fora da lei” de Margaret Mark e Carol S. Pearson, de 2001. O conceito original, entretanto, foi elaborado pelo psicanalista Carl Gustav Jung, que no ano de 1933 já publicava os primeiros…

A origem do termo Persona

On outubro 17, 2022, Posted by , In Estratégias, By , With No Comments

Devido sua facilidade metodológica, o termo persona se expandiu para além das fronteiras técnicas a qual estava restrito, para a massa de profissionais, de todas as áreas do conhecimento, que gerenciam o próprio negócio ou carreira. Mas como toda informação massificada, a essência acaba se perdendo em meio a tanto…

O que as marcas ainda não entenderam sobre representatividade

On outubro 11, 2022, Posted by , In Dia a dia da marca, By , , With No Comments

Recentemente a Arezzo divulgou uma campanha de 50 anos da marca, e com ela, uma releitura da sandália Anabela, inspirada em elementos da cultura africana e assinada pelos estilistas Meninos Rei. Para estrelar a campanha, as escolhidas foram Clara Buarque, atriz e cantora (filha de Carlinhos Brown) e Jade Picon,…

Arrogância de marca

Em um shopping do interior de São Paulo, uma loja fechada exibia uma propaganda que, em letras garrafais, dizia: “EM BREVE O MELHOR COOKIE DO BRASIL” – “Uau! O melhor cookie do Brasil!” – Repeti em minha mente. Mas logo em seguida pensei: “O melhor segundo quem? Segundo eles mesmos?”….