Inova G

Piramide de Maslow

Home  >>  Marketing  >>  Piramide de Maslow

Piramide de Maslow

Você já ouviu falar sobre a Pirâmide de Maslow?

Abraham Maslow foi um psicólogo americano que criou uma teoria que define hierarquicamente as necessidades humanas. A ideia é que você só passa para a necessidade seguinte, se a anterior já foi satisfeita.

Na base da pirâmide, temos as necessidades fisiológicas: comer, beber, dormir, excretar, entre outros. Acima, temos a necessidade de segurança.

Por estas duas necessidades conseguimos entender como funciona a pirâmide. Se estamos com fome ou sede (em uma escala que ponha em risco nossa sobrevivência), vamos fazer coisas arriscadas sem nos preocupar se vamos cair de uma ponte, ou atacados por um animal. A fome e sede fala mais alto.

Agora, se a fome e sede não são mais uma emergência, não vamos correr o risco de fazer coisas perigosas para conseguir alimento. A necessidade fisiológica foi satisfeita, portanto passamos a nos preocupar com nossa necessidade de segurança.

Estas duas primeiras etapas da pirâmide são as necessidades básicas. A partir daí temos as necessidades psicológicas e de auto realização.

As necessidades psicológicas sociais se dividem em 2, primeiro a de pertencimento e depois a de estima.

A de pertencimento diz respeito a necessidades sociais de pertencer a um grupo, uma família. Criar relacionamentos. O homem é um ser social.

Sanada esta necessidade, passamos um nível acima, que é a necessidade de estima, prestígio. Queremos ser admirados pelos nossos atos. O reconhecimento pode ser de qualquer aspecto: beleza, profissional, uma habilidade, ou ainda, ser tido como uma pessoa querida.

No topo da pirâmide vêm a necessidade de realização pessoal. A mais difícil de ser conquistada, até porque o homem nunca está plenamente satisfeito, sempre querendo algo a mais ou diferente.

Só quem tem todas as demais necessidades satisfeitas está em busca da autorrealização.

Essa hierarquia funciona tanto a nível de momento de vida, quanto cotidiano. Você pode ter sanada até sua necessidade de estima, mas se em algum momento do seu dia, estiver apertado para ir ao banheiro, ou com sede, vai concentrar sua atenção em sanar essa necessidade, mesmo que esteja em um palco sendo homenageado.

A Pirâmide de Maslow pode ser utilizada para entender o comportamento do consumidor, quanto às suas motivações de compra, hierarquizando o que para ela agrega mais valor dependendo da fase em que se encontra.

Se interessou pelo assunto? Entre em contato e experimente ver seus produtos e serviços sob essa perspectiva. Você ficará surpreso com os insights que obterá.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *