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Homem ou Mulher, quem é mais ativo nas redes sociais?

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Homem ou Mulher, quem é mais ativo nas redes sociais?

On maio 27, 2019, Posted by , In Dia a dia da marca, By , With No Comments

Analisando os perfis de nossos clientes nas redes sociais vemos situações onde as mulheres correspondem a mais de 90% dos seguidores, (marcas estritamente femininas) e perfis com um equilíbrio entre homens e mulheres, (com algumas oscilações), mas ainda não vimos um perfil que os homens representem a maioria dos seguidores.

Você também percebe isso nas suas redes sociais? Por que será que isso acontece?

Analisamos diversas fontes e estudos para tirar essa dúvida: Qual a diferença do comportamento masculino e feminino nas redes sociais e porque as mulheres tendem a ser mais ativas.

As mulheres utilizam as redes sociais principalmente para se conectar com outras pessoas e compartilhar sua vida pessoal. Na vida real, elas são mais dispostas a compartilhar assuntos e falar sobre suas vidas e nas redes sociais não é diferente.

Entretanto, para se comunicar as mulheres são mais cautelosas que os homens, analisando melhor o que postar e com mais filtros de privacidade. O motivo disso? Manter sua reputação e proteger-se comentários, visto que as mulheres são o principal alvo de comentários abusivos.

Os homens utilizam as redes sociais primordialmente para buscar conteúdo e estar a par das notícias, assim como para negócios, monitorar a concorrência, carreira e networking.

As mulheres querem se conectar, os homens gerar influência.

As mulheres consomem mais assuntos pessoais, como família e relacionamentos, enquanto os homens consomem mais assuntos abstratos, como política e esportes.

Os homens usam a rede para buscar informações e aumentar seu networking, esperando aumentar seus contatos relevantes e subir seu status.

Por usarem as redes sociais com motivações diferentes, cada uma possui uma tendência de gênero. Você consegue imaginar quais redes sociais são mais de homens, quais são mais de mulheres? Pense em Facebook e LinkedIn por exemplo, que sexo predomina em qual?

Veja abaixo a relação de porcentagem de usuários de cada rede e descubra se seu palpite está certo:

Mais alguns dados interessantes das redes:

Facebook:

  • As mulheres postam 55% mais que os homens.
  • Mulheres tem 8% mais amigos nas redes.

Instagram

  • Em média, 53% dos seguidores dos perfis institucionais são mulheres.

YouTube

  • 25% dos homens assistem vídeos diariamente no YouTube, contra 17% das mulheres.

Interessante, mas o que isso muda para sua marca?

Bom, para começar, fique ciente de que se você espera interação, as mulheres estarão muito mais propensas a isso que os homens.

A maioria das mulheres busca ter acesso através das redes sociais à marcas e promoções. Elas demonstram seu favoritismo e preferências comentando, curtindo e compartilhando conteúdo.

Os homens têm uma tendência maior a seguir perfis de negócios e carreira.

Mulheres:

  • Comentários mais positivos e otimistas;
  • Priorizam conteúdo;
  • São atraídas pelo visual;
  • Fotos de close com contato visual;
  • Utilização de termos com emoções positivas (feliz, animada, amor…), relações sociais (filho, amigos, namorado…) e de intensidade (muuuuito, tão, ridiculamente, !!!, ?!)

Homens:

  • Comentários mais negativos.
  • Priorizam a funcionalidade;
  • Tendem a mídias de texto;
  • Fotos de corpo inteiro, com outras pessoas e preferencialmente ao ar livre;
  • Linguagem mais autoritária e formal.
  • Termos de competição: vitória, batalha, corrida…

Se seu publico-alvo é predominantemente masculino, crie conteúdos para o YouTube e Twitter. Se seu público-alvo é predominantemente feminino, invista no Facebook e Instagram.

Quando fizer seu próximo planejamento de redes sociais, leve em consideração essas informações e tire proveito delas. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco!

Referências:

QuickSprout

BrandWatch

SocialMediaToday

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