O mercado das velhas tecnologias
Desde o seu lançamento, pensava-se que os livros digitais tomariam o lugar dos livros impressos. Alguns leitores começaram a comprar os dispositivos e os livros online.
As Gráficas começaram a entrar em pânico e muitos especialistas no segmento de impressão questionaram a possibilidade de crescimento de publicações impressas. A possibilidade de ter um dispositivo tecnológico carregado com vários livros para leitura era muito tentadora. Fazer uma viagem com apenas um dispositivo seria mais confortável do que viajar com um par de livros pesados. Da mesma forma, poder comprar livros de forma virtual, começou a ser uma moda e tinha custo menor do que o livro impresso.
No entanto, os anos se passaram e a febre do livro digital diminuiu significativamente. Podemos ter certeza de que o livro impresso não desaparecerá e existem vários fatores científicos … “A ciência explica por que os humanos preferem livros impressos.”
“Quando você segura e lê um livro analógico, não só absorve as palavras e seu significado, mas também lembra inconscientemente a localização física das palavras. Você se lembra se um parágrafo está no início ou no fim do livro, na página esquerda ou direita, na parte superior ou inferior da página. Quando você lê um livro impresso, consciente ou inconscientemente rastreia seu progresso ao detectar proporção de páginas lidas em relação às páginas que faltam. Se a seção intermediária é menos interessante, provavelmente você será encorajado a continuar realizando um progresso físico através do livro. Esta sensação tátil de progresso é analógica e é mais natural do que um número de página digital. Se a leitura de um ebook se arrasta com dificuldade ao longo dos capítulos intermediários, quantas vezes o leitor fecha o arquivo e nunca volta a abri-lo? A menos que o tema seja realmente convincente, é difícil terminar um ebook completo.
No ano passado a loja número 1 de livros virtuais abriu a sua primeira livraria física na Universidade Village Seattle, Estados Unidos após 20 anos de vendas on-line. Hoje, a Amazon já tem livrarias na Califórnia, Oregon, Washington e anunciou as próximas aberturas em Illinois e Massachusetts … isso nos leva à conclusão final: O grande sucesso das livrarias físicas!
A Europa começa a reviver o livro impresso contra o livro digital. Livrarias na Inglaterra relataram aumento da procura de livros físicos. A livraria inglesa Waterstones anunciou à revista do “The Financial Times” que a demanda por leitores eletrônicos desapareceu e que as suas vendas físicas aumentaram 5% no mês passado.
Existem alguns fatores que tem levado ao crescimento da leitura de livros físicos, não só pelos estudos já comprovados do desejo de ter um livro físico em suas mãos, sentir o cheiro das páginas, observar a cor do papel, ter uma capa e estimular sua imaginação. Essa tendência vai continuar.
Muitos Executivos, Gerentes e especialistas em negócios tendem a assumir o pressuposto falso sobre o futuro da mudança tecnológica. Toda vez que uma nova tecnologia ou nova categoria de produto é lançada, eles assumem que a antiga logo desaparecerá.
Porém, não é assim que sempre acontece. As tecnologias inovadoras não necessariamente substituem as mais antigas. Muitas vezes elas passam a coexistir lado a lado ou mesmo chegam a quase desaparecer e aí renascem, ocupando uma pequena, mas forte, fatia do mercado.
Porque isso acontece? Porque a velha tecnologia possui um perfil exclusivo de funcionalidades e atrativos que a nova não substitui completamente. Como é o caso do livro x livro digital. Ambos vieram para ficar.
Claro que teremos participações no mercado diferentes. A fatia de cada sofrerá alterações com o tempo. O antigo tem um público mais fiel. Mas não tudo.
É fato que algumas tecnologias se tornam ultrapassadas e algumas chegam a morrer, mas outras persistem.
A kodak era a empresa que dominava os mercados de câmeras e filmes fotográficos. Mas não acompanhou o mercado digital e em 2012 pediu falência.
A Blockbuster era a principal rede de locadoras de filmes e games. Mas o mercado caminhou em outro sentido. Os serviços de streaming como Netflix e outros On Demand dominaram o mercado e fizeram a empresa decretar sua falência.
O ponto é, uma fatia do mercado que sempre existiu e sempre existirá são de algumas velhas tecnologias, modos de fabricação antigos, trabalhos manuais e etc.
Hoje você pode fazer bordado com qualidade com uma máquina com rapidez e baixo custo. Mas o bordado manual não morreu.
Hoje você tem filtros de água eletrônicos e filtram com qualidade. Mas o velho filtro de barro ainda existe. (aliás, a centenas de anos)
Hoje os celulares além de serem telefones também armazenam e tocam milhares de músicas com qualidade. Mas o velho disco de vinil persiste. A ideia do retrô, do nostálgico, a felicidade ao tocar e ver uma capa de álbum, mudar o disco de um lado para o outro, ter percepções musicais diferentes, dedicar o tempo para ouvir música e escutar com mais atenção… São coisas diferentes que podem ser proporcionadas por um disco de vinil, uma vitrola e suas caixas de som.
Para sobreviver e prosperar precisamos inovar, mas não só isso. Precisamos conhecer o passado e entender a realidade para prever os diversos futuros possíveis. Não esquecendo do fator humano.
Quem diria que com a revolução digital que ocorreu nas mídias de música, o disco de vinil seria disputado a peso de ouro?